Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Culpa do Fumo

Texto retirado site: http://www.inca.gov.br/atualidades/ano9/estimativas.html

Muitos fatores têm contribuído para o crescimento do câncer no país, merecendo destaque o envelhecimento da população, resultante do intenso processo de urbanização, que acompanha a industrialização, e das ações de promoção e recuperação da saúde, que evitam a morte prematura por doenças infecciosas ou parasitárias. Com mais tempo de vida, as pessoas se expõem por mais tempo a fatores causadores de câncer, sendo o tabagismo o principal deles. O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, que este ano deverá causar 14.522 mortes. No total, o cigarro está ligado à origem de tumores malignos em oito outros órgãos, além do pulmão: boca, laringe, faringe, pâncreas, rins, bexiga, colo de útero e esôfago.

Segundo os dados do INCA, o principal tipo de câncer a aparecer na população brasileira em 2000 deverá ser o de pele não melanoma (42.305 casos novos), seguido pelo de mama feminina (28.340), de pulmão (20.082), de estômago (19.860) e do colo do útero (17.251).

Dr. Jacob Kligerman explica que o progressivo aumento da mortalidade por doenças crônico-degenerativas como o câncer, requer a promoção de um sistema de informações, a fim de gerar dados estatísticos e informações de boa qualidade para o planejamento de ações na área de saúde. "Elaborado a partir de novas bases metodológicas e apresentado em um novo formato, o estudo das Estimativas da Incidência e Mortalidade por Câncer no Brasil contribui para um melhor conhecimento dessa doença no país", assegura o Dr. Kligerman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário